Published On: qui, mar 15th, 2018

Educação discute a BNCC com professores

A Gerente Municipal de Educação professora Fátima Liuti, com o apoio de sua equipe pedagógica, promoveu nesta terça-feira (13) uma proveitosa reunião com os diretores, coordenadores pedagógicos e professores do Ensino Fundamental das Escolas Municipais Maria de Lourdes Aquino e Diomedes Cerri, para a apreciação e discussão da BNCC – Base Nacional Comum Curricular e estimular seus estudos para a futura construção do currículo escolar.

BNCC é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica – de forma progressiva e por áreas de conhecimento.

A Base Nacional Comum Curricular é uma referência obrigatória, mas não é o currículo. Seu papel é ser um insumo para a elaboração e revisão dos currículos da educação básica. Ela dá o rumo da educação, isto é, diz onde se quer chegar, enquanto os currículos traçam os caminhos a serem atingidos.

Com isso, os professores podem nortear seu trabalho a partir de objetivos mais claros, teremos docentes mais bem preparados para garantir as aprendizagens dos alunos, e os professores têm liberdade e autonomia para decidir sobre como ensinar.

Segundo Fátima Liuti a BNCCserve de referência para a construção e adaptação de todas as redes de ensino do país. Aprovada em dezembro de 2017, o documento determina os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica têm o direito de aprender. A BNCC elevará a qualidade do ensino em todo o país, proporcionando o direcionamento para que possa haver equidade no ensino em todas as escolas. “Estamos em processo de reflexão coletiva para que todos os objetivos da aprendizagem sejam assegurados”, disse a Gerente.

Fonte: Assessoria de Imprensa